ContatoParceiros

Login

Entre com seu login e senha para entrar na área restrita.

Login:
Senha:

Glossário Biográfico

Clique na Letra para se guiar pelo Glossário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Y Z

-A-
Abhedananda (Swami) (Kali Prasad Chandra, 1866-1939). Filósofo  Vedantista Indiano discípulo de Ramakrishna e continuador da obra de Vivekananda. Autor de: Atma Jñana o Conhecimento do Eu.
Akiba (Aquiba Ben Joseph, 50-132 d. c.). Rabino e cabalista hebreu, fundador dda Escola Rabínica de Jaffa e Mestre de  Simeon Ben Jochai. Reconheceu as tradições cabalistas esotéricas hebraicas e sistematizou o Sepher Yetzirah , que normalmente lhe é atribuido. Segundo a tradição oculta foi o único dos Profetas que alcançou a Iniciação.
Al Hallaj (Huseein Ibn Mansur, 866-922).  Místico Sufi, discípulo do Célebre Mestre Junsid de Bagdad. Pregou logo sua própria doutrina na Índia e no Turquestão, regressando logo a Bagdad, onde foi condenado a morte aparentemente por ter exposto publicamente a Doutrina Oculta. Não Obstante, foi, anos mais tarde, muito venerado.
Alberto Magno (1206-1280), Filósofo Escolástico  Alemão, da Ordem Dominica. Um dos espíritos mais universais da época medieval, introduziu o Aristotelismo na Teologia , que soube irmanar com as ciências físico-químicas naturais. Alcançou fama de Mago por seus experimentos alquímicos e físicos. são muito conhecidos nos círculos esotéricos, seus escritos, especialmente, "O Grimório de Alberto o Grande".
Albert Einstein (1879-1955) Físico Alemão, nascido em Ulm, naturalizado norte-americano em 1940. Autor de numerosos estudos de física teórica, formulou a Teoria da relatividade, de grande transcendência na ciência Moderna. Dotado de elevados sentimentos, interveio constantemente em favor da paz. prêmio Nobel em 1921.
Albert Jounet (1863-1923). Esoterista, autor e poeta francês. Estudioso das religiões, da cabala e da metafísica, foi membro da Sociedade Teosófica e sob sua influência foi fundada em París, em 1910, uma Igreja Católica Liberal, que agrupava um sem número de Ocultistas.
Albert Pike (1809-1891). Esoterista, Advogado e Masson norte-americano. Desempenhou várias tarefas e atuou em duas guerras, alcançando o posto de Brigadeiro-General. Sobressaiu-se principalmente na Maçonaria por sua revisão dos rituais em conexão com o Hermetismo.
Albumasar (Abu Maaschar, 805-885) Astrólogo e Astrônomo árabe que viveu em Bagdad. Sua "ntroductiorum Astronomiun" y outras obras astrológicas traduzidas para o Latim, exerceram grande influência no desenvolvimento da Astrologia na Época Medieval.
Aleister Crowley 1875-1947) Ocultista Irlandês. Chamado "Mestren Therión", foi Membro da "Hermetic Order of the Golden Dawn" e da "Ordo Templi Orientis", fundando em 1905 seu próprio grupo, a "Astrum Argenteom". Estranha e polifacética personalidade, lhe são atribuiram  poderes taumaturgos , enquanto da prática de rituais pagãos, assassinator rituais, etc., que o fez a personalidade mais conbatida nos círculos esotéricos. Presumia identificar-se com a Besta do Apocalipse. A princípiodeste ciclo em uma viagem ao Egito com sua esposa Rose Kelly, recebeu por intermédio de uma entidade que se identificou como seu Anjo da Guarda, chamado Aiwass, o que seria o livro guia da corrente esotérica que Crowley fundara (a corrente thelemita, de Thelema=contade) o Liber Al Vel legis - O livro da Lei. Autor de Magik, 777 etc.  
Alexandre Aksakof (1838-1903) Espiritista e investigador metafísico russo. Seu livro Animismo e Espiritismo (1890) alcançou difusão mundial.
Alice A. Bailey (1880-1949). Esoterista e autora inglesa. Em sua  juventude formou parte de um centro teosófico em Los Angeles, fundando logo a Arcana School e a Revista The beacon. suas numerosas obras foram inspiradas ou ditadas pelo Mestre D.K. (o tibetano), mediante a faculdade da clarividência que a autora possuia. Suas Obras: Psicologia esotérica, Tratado dos 7 raios,  Tratdo sobre o Fogo Cósmico etc.
Allan Kardec (Hipollyte Leon Denizard Rivail, 1804-1869). Espiritualista e pedagogo francês. Colaborador de Pestalozzi. Atuou na docência  e desde 1865 se dedicou à difusão e codificação da doutrina espírita. Fundou a "Revue Spirite e la Societe Parisienne d'Estudes Spirites". Sua Obra "O Livro dos Espíritos" se converteu no texto básico do espiritismo o que configurou o sistema doutrinário filosófico-moral coerente. Sua personalidade ocupa um lugar destacado dentro do Espiritualismo de todos os tempos.
Alphonse Louis Constant (Elifas Levi, Zahed 1810-1875). Esoterista, cabalista e autor francês. Chegou a ser diácono mas foi expulso do seminário, provavelmente por seus atos demasiado liberais e por demonstrar interesse pelas ciências ocultas. Foi Mestre de vários ritos massônicos e iniciado da "Societas Rosicruciana in Aglia". membro  dos "Frater Lucis", é considerado uma das mais altas e importantes Personalidades Ocultistas do século passado. Autor de "Dogma e Ritual da Alta Magia", "História da Magia", "O Livro dos esplendores", etc. v
Algazali (Abu Hami Al-Ghazali, 1058-1111). Filósofo e Místico Sufi persa. A maior figura do Sufismo, esforçou-se, através de suas obras a conciliação e assimilação do Sufismo na teologia mussulmana ortodoxa. Autor de importantes trabalhos filosóficos, nos quais impregnou as teses aristotélicas. 
Amithaba  O Budha da Luz Infinita, o Budha Supremo, um dos 7 dhyani budhas do Budismo Mahayana e atualmente um dos deuses mais venerados da Ásia. Segundo a tradição, Amithaba foi um bikkhu chamado Dharmakhara que por sua santidade se fez digno do estado de Budha.  Fez então o voto de não entrar no Nirvana até que lhe fosse permitido transmitir aos demais uma parte dos méritos que havia acumulado.  Todos os seres que o invocam com um coração puro teriam a segurança de obter a libertação.
Annie Besant (1847-1939). Teósofa, reformadora social e oradora de origem irlandesa. Exaltada  discípula de H.P.B., ocupou a Presidência da  Sociedade Teosófica de Adyar, desde 1907, até seu falecimento. Foi uma das mais notéveis figuras no campo da Teosofia Moderna. Obras: A Sabedoria Antiga, Genealogia do Homem, o Homem e seus corpos, etc.
Apolonio de Tiana Filósofo Neoplatônico e Taumaturgo grego, a maior figura da magia da Antiguidade Clássica. Sua biografia escrita por Filostrato, narra seus milagres, que o converteram em um equivalente pagão de Cristo. Se declarava preceptor da humanidade, visitava os templos, corrigia os costumes e pregava a reforma de todos os abusos. Foi acusado de magia e preso em um calabouço onde  depois de terem o humilhado cortando seus cabelos e barba.foi  exilado e morreu  em pouco tempo. mas, depois da sua morte, lhe renderam honrarias divinas. Poesia muito desenvolvida e o dom da clarividência. 
Arnaldo de Villanova (1235-1313). Médico, alquimista, astrólogo e naturalista de origem espanhola. Considerado a maior autoridade astrológica de sua época.
Arnold Krumm-Heller (Mestre Huiracocha, 1876-1949). Ocultista e médico alemão. Atuou em mais de vinte movimentos esotéricos, entre eles a Ordo Templi Orientis e a A.A., Mestre Masson com os graus, 3, 33, 96, entitulado Soberano Comendador da Fraternidade Rosacruz Antiqua (F.R.A., que ele mesmo fundou) e Arcebispo da Igreja Gnóstica. É uma das figuras mais destacadas no Ocultismo moderno. Obras: Bioritmo, Tatwametro, Rosa esotérica, Curso Zodiacal, Plantas Sagradas, Novela Rosacruz etc.
Arthur E. Powell Teósofo e militar inglês, compilador de numerosos trabalhos sobre temas esotéricos, tais como: O Duplo Etérico, O Corpo Astral, etc.
Arthur Edward Waite (1867-1940). Erudito esoterista  da Tradição Ocidental, Maçom e autor norte-americano. escreveu mais de duzentas obras sobre temas ocultistas, que ocupam um lugar proeminente no campo da investigação hermética.
Aurobindo (Sri, 1872-1950). Filósofo e místico Indiano. Educado na Inglaterra adquiriu grande cultura e participou do movimento emancipador de seu País. Em 1910 se retirou a Pondichery, onde fundou o famoso Ashram Aurobindo e passou o resto de sua vida em contemplação mística e escrevendo seus livros. É considerado um dos maiores Místicos e comentaristas das escrituras sagradas da índia Moderna. 
Avicena (Abu'Ali Ibn'Abdullah Ibn Sina, 980-1037). Médico e filósofo árabe. Lhe são atribuídas a classificação das ciências usadas na épca medieval. Utilizou a Alquimia, a Astrologia e a tradução latina de seus escritos alquímicos difundiram essa ciência na Europa. Em  suas doutrinas filosóficas se encontram muitos elementos Neoplatônicos. 
Avalokyteswara Um dos principais Bodhisatwas do Budismo Mahayana. Seu culto se extendeu sobre todo o Japão e no Tibet. É uma das representações do Cristo Cósmico.
- VOLTAR -
- B -
Babaji (Reverendo Padre). Mestre Indiano, que segundo a tradição reside nos desfiladeiros do Himalaia, em companhia de um grupo seleto de discípulos e que conserva a aparência de um jovem de 18 anos. Foi o Guru de Lahiri Mahayasa.
Bardesanes (155-223) Filósofo Gnóstico, astrólogo e poeta Sírio. Iniciou uma série de escritos e hinos, que são a base de um sistema místico especulativo de astrologia.
Basilides (S.II) Filósofo Alexandrino, um dos cimentadores do Gnosticismo. Seu sistema de Inclinação Neoplatônica e no qual revestem importância a Magia e a Astrologia, descreve a existência de forças divinas (Abraxas) em série decrescente de esplendor através de numerosas emanações. A Organização de seu grupo de discípulos, têm semelhança com a estrutura simbólica  dos Pitagóricos. Foi o inventor da palavra Abracadabra, que foi utilizada como chave mágica pelos Cabalístas. Suas Obras foram perdidas. Seus discípulos foram chamados basilidianos. 
Basilio Valentin (Basilis Valentine) Alquimista e filósofo hermético alemão dol século XV. Foi uma figura enigmática na História da Alquimia e lhe são atribuidas a descoberta do Antimônio e do Bismuto.
Beethoven (Ludwing Van, 1770-1827)  Foi iniciado na Franco-maçonaria e é um mestre do raio da música , na doutrina gnóstica. Diz a tradição que tinha sempre um busto da deusa Neith em seu piano.
Bernard Theos (?U1947) Esoterista e autor norte-americano. Doutorado em direito e filosofia , recorreu à Índia e ao Tibet, praticando yoga e outras doutrinas místicas.
Bernardo de Trevisano (1406-1490) Alquimista italiano de nobre família, profundo conhecedor da natureza oculta dos metais, cuja busca de segredos alquímicos, percorrendo Europa e Oriente, consumiu sua vida e sua fortuna. Sem embargo, segundo a tradição, aos 76 anos o êxito coroou seus esforços.
Bodhidharma (470-543). Monge e missionário Budhista da escola Mahayana. Viajou para a China próximo ao ano de 526 e fundou logo ali a escola Ch'an (dhyana), que deu logo origem no Japão ao Budhismo Zen. Bodhidharma é o oitavo patriarca do Budhismo hindú e o primeiro do Budhismo chinês. É conhecido no Japãom com o nome de Daruma e na China como Ta'mo. 
Buda Sidharta Gautama Sakyamuni, 563-483 a.C.) Príncipe Indiano, , fundador do Budismo. O pensamento da morte e da dor lhe conduziram a uma ascese de anos. então intuiu como consequência de sua Grande Iluminação, a Via do Meio, entre a afirmação da vida e a própria mortificação, enumerando as Quatro Nobres Verdades, pensamento básico de sua doutrina, que deu origem ao Budismo. Sua figura tem um resplendor particular de humanidade e dignidade que mereceram a admiração universal e seus ensinamentos como Mestre Espiritual, fizeram com que fosse chamado de "A Luz da Ásia". Não deixou obras, mas seus ensinamentos foram perpetuados pelos seus discípulos. Encarnou o Cristo Cósmico. Conta a tradição, que em seu leito de morte à idade de 80 anos, um dos seus discípulos lhe perguntou: "Mestre, e agora, que faremos sem ti?" ao que ele respondeu: "Um dia, quando a obscuridade e a Ignorância, cobrirem o mundo, um novo Budha Virá, Maitreya, e ensinará ao mundo a mesma verdade que eu vos ensinei".
Bulwer-Lytton (Edward Cayse, 1803-1873). Escritor, político e esoterista inglês. Pertenceu ao Metropolitan College da Societas Rosacruciana in Aglia. Seus dois principais romances ocultistas são : Zanoni (1842) e a Raça Futura (1872). 
- VOLTAR -
- C -
Cagliostro ( Alessandro, 1743-? 1795?) Ocultista italiano. Extraordinária personalidade de acidentada vida que influenciou aos agrupamentos esotéricos de sua época e alcançou fama de mago, sendo notável como alquimista e médico.Tradicionalmente se estima que o Conde Cagliostro foi o nome adaptado por Giussepe Balsamo, um obscuro aventureiro siciliano, mas a  crítica moderna tratou de reivindicar sua memória demonstrando a existência de duas pessoas distintas.
Caitanya (Khrisna Caitanya Deva, 1485-1533). Místico Hindu fundador da  seita Vishnuita que leva seu nome. Sua doutrina de inclinação monista, trata de conciliar as distintas tendências da tradição vedanta, considerando também que a salvação deve obter-se por meio de  bhakty (devoção y amor).
Carpocrates Patriarca Gnóstico. Fundou em Alexandria, pelo ano de 130, a ordem dos Carpocratianos, uma das fraternidades gnósticas máis conhecidas. Fundou muitos conventos esotéricos na Espanha.
Charles Robert Richet (1850-1935).Sábio francês. presidente do "Institut Metapsichique Internacional". Prêmio Nobel em 1931. Seus estudos sobre fenômenos paranormais, constituem a fundamentação da Parapsicologia Moderna.
Claude de Saint Martin (1743-1803).Filósofo e Ocultista Francês conhecido como "le philosophe inconnu", pseudônimo com o qual foram publicadas suas obras. Fui fundador em 1775 do Rito Hermético Martinista, baseado nas doutrinas de seu Mestre o Místico-cabalista Martinez de Pascually.  
Clemente de Alexandria (150-216). Mestre de Orígenes. Um dos Mais notáveis apologistas do século III.
Constance Wachtmeister (m.1910). Teósofa, discípula e colaboradora de H.P.Blavatsky. Organizou com Bertram Keightlay The Theosophical Publisihing co., com  o objetivo de publicar a "Doutrina Secreta".
Cornelio Agrippa (Heinrich Cornelius Agrippa Von Nettesheim, 1486-1535). Erudito, Filósofo e médico alemão. Discípulo de Trithemius, estudou alquimia, cabala e magia. Desempenhou missões diplomáticas, exercício da medicina e ocupou a cátedra.  Teve conflitos com a Igreja, morrendo com fama de Mago. Uma das maiores figuras no campo da magia natural e sua evolução até a ciência experimental, consolidou um primeiro intento para investigar os mistérios do Universo. Sua filosofia  é neoplatônica e neopitagórica mesclada com elementos cabalísticos. Sua obra capital é "De Occulta Philosophia" (1510). 
Cristhian Bernard Último e Atual Imperator da Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz (AMORC), ascendeu ao trono de Imperator, ao ser destituido o anterior líder da AMORC, Gary Stewart, acusado pela própria Ordem de extravio de fundos.
Cristian Rosencreutz (1378-1484). Nome simbólico de um elevado Mestre Espiritual, considerado fundador da Ordem Rosacruz. Sua figura é um dos grandes enigmas da tradição esotérica oriental.
Cristian Rosenroth (n.1636). Célebre cabalista. Suas investigações se concentraram na famosa "Kabbala Denudata" (1677) que contem a primeira versão latina de partes do Zohar e outros tratados.
Conny Méndez (1898-1979) Nasceu em Caracas, em 11 de abril de 1898, filha do destacado poeta e escritor, Don Eugênio Méndez y Mendoza. Foi diretora e atriz. Fundou em 1946, o Movimento de Metafísica Cristiana na Venezuela, consagrando-se  a este ensinamento através de seus livros e conferências no Centro e Sul América. Obras: "O Livro Azul", "Metafísica ao alcance de todos", "O Maravilhoso número 7 " etc.
Costet de Mascheville (Visconde Albert Raymond, 1872-1943). Esoterista, Músico e autor francês. Pertenceu à Ordem Martinista e a Ordem cabalista da Roxe Crois, colaborando com Sedir, Rochas, Wirth e outros. Radicado em Buenos Aires em 1910, fundou a Igreja Expectante, da qual foi o primeiro Patriarca.
Court de Gebellin Cabalista e esoterista do século XIX, estudioso do Tarot, escreveu várias obras sobre o tema. Foi o divulgador mais dedicado do Tarô Egípcio. ipcio que usan los estudiantes gnósticos en la actualidad.
- VOLTAR -
- D -
Dalai Lama (mongol  : o vasto oceano).    Soberano espiritual e temporal do Tíbet.  No Lamaismo o consideram como encarnação de Chen-re-zi, o Avalokiteswara. Crêem que al morrer reencarna quase que imediatamente e se recorre a oráculos, presságios e outros meios para descobrir o menino em que se reencarnou. Depois de numerosas provas o novo Dalai-lama cai nas mãos dos sacerdotes, que o educam com rigor extremo. o Décimo terceiro Dalai lama desencarnou em 1933 e o décimo quarto foi investido em 1939 (esse é o atual Dalai lama, o qual teve que fugir do Tibet, devido à invasão Chinesa Comunista de 1959).
Dante Alighieri (1265-1321) Célebre poeta Italiano.  escreveu, entre outras obras, "A Divina Comédia", na qual descreve magistralmente as 9 regiões do inframundo.
Dhum Hum Mestre Egípcio, elo entre o Islamismo e a Tríplice tradição hermética, neoplatônica e Cristã. . 
Desoto (Efrain Villegas Quintero) Segundo a Nova Gnose, de Samael Aun Weor, é Mestre da Loja Branca, do raio da força. Missionário gnóstico internacional, autor de várias obras, entre elas: A Grande Mudança, Revolução integral, Transformação Radical etc.
Diabolo Cartobolu (Hypatia Gómez Garro) Segundo a Nova Gnose, de Samael Aun Weor, é Mestra da Loja Branca. É filha de Samael Aun Weor, radicada nos EUA (NewYork) 
Diógenes (O Cínico, 413-327 a.C.) Filósofo grego, nascido em Sinope. Seu desprezo pela riqueza e pelas convenções se fizeram proverbiais. Criticou  com mordaz habilidade os costumes e crenças de seu tempo. Foi célebre por suas excentricidades. Sua doutrina se resume na afirmação "Viver conforme a Natureza"
Djwhal Khul Mestre conhecido como DK, ou "O Tibetano", que pertence à chamada Hierarquia Oculta. Dizem que em vidas anteriores foi o filósofo pitagórico Kleineas e Aryshanga, discípulo de Budha. A Esoterísta Alice Bailey, a quem D.K. inspirou a ditar seus livros, menciona que é um adepto do segundo raio de Amor-Sabedoria, que recebeu sua quinta iniciação em 1875, amntendo-se desde então seu mesmo corpo físico , á diferença dos demais Mestres de Sabedoria. Expressa também que ditou grande parte do "Doutrina Secreta" e proporcionou a H.P. blavatsky muito das informações que são encontradas na obra.
- VOLTAR -
- E -
Edoard Schure (1841-1929). Filósofo, poeta e crítico musical francês. Pertenceu à Sociedade Teosófica e foi discípulo de Rudolph Steiner. Autor de uma das coleções do auge do ocultismo: "Os Grandes Inciiados".
Elias Artista Adepto freqüentemente citado na literatura hermética e Rosa-cruz dos séculos XVII e XVIII. São atribuídos a ele  tratado sobre Alquimia e sua  figura emerge da tradição hebraica com os atributos de um grande Mestre. 
Emerson (Ralph Waldo, 1803-1882) Filósofo norte-americano, criador do transcendentalismo, autor de: Homens Representativos.
Enmanuel Kant (1724-1804) Filósofo alemão que partindo da dúvida, reconstrói a certeza mediante a razão Prática e a lei moral e conclui admitindo a existência de Deus e da imortalidade da alma. 
Emile Grillot de Grivy (1874-1929). Erudito em ocultismo e maçom francês. Em estreito contato com os movimentos esotéricos de sua época, foi membro da Ordre Kabbalistique da Roxe Croix e recebeu as influências de Guaita, Peladan e Encausse. 
Eughins Arion (Rodolfo Rincon Vásquez) Mestre da Nova Gnose de SAW. Segundo se diz, chegou à terra na época da Lemuria, procedente de um  distante sistema solar, capitaneando a nave espacial que transportava uma expedição científica, que vinha observar os fenômenos que neses momentos ocorriam no seio da terceira raça-raiz terrestre, caindo sexualmente, ficando atado à roda de Samsara terrestre, levantando-se novamente nos tempos modernos. Foi Arcebispo de ensinamento e da Igreja Gnóstica Cristã Universal da Venezuela.
- VOLTAR -
- F -
Fausto (Johann, ? U1541)  Uma das mais misteriosas personalidades esotéricas da idade Média. A tradição nos conta que foi discípulo do Abab Trithemius e condiscípulo de Paracelso e Agripa, sendo dos maiores magos da história. Nele se inspirou Goethe para a sua novela "Fausto".
Felipe (Apostolo) Seguidor de Jesus de Nazareth. Morreu mártir junto com suas duas filhas.  Diz-se que foi cruscificado em uma cruz com a forma de "X", símbolo da revolução da consciência.
Felipe (Evangelista) Foi eleito para ajudar os Apóstolos. Fundou uma Igreja em troya e alguns dizem que converteu com seus milagres a Simão o Mago.
Francis Bacon (Barãode Verulam e Visconde de San Albano, 1561-1626) Filósofo, Jurisconsulto e Estadista inglês.  Um dos fundadores do Movimento Experimental, promoveu a reforma das ciências e a substituição do Organum Aristotélico por um "Novo Organum". A Literatura ocultista o conecta com o esoterismo ao considerá-lo uma das principais figuras da Ordem Rosacruz. Lhe atribuem a paternidade das Obras de Shakespeare. Obras: "A Nova Atlântida", "Novum Organum Scientificarum" etc.
Francis Lefébure (n.1916). Médico e investigador esotérico francês, discípulo de A. Galip. Realizou estúdios na exploração do cérebro e embasou métodos para alcançar estados transcendentes através de técnicas esotéricas. 
Franz  Mesmer (Franz o Friedrich Anton Mesmer - 1733-1815) Médico e ocultista alemão que redescobriu e aplicou o fluido magnético, chamado depois de Mesmerismo, para a cura de enfermidades.  Se interessou pela Astrologia e pela Rabdomancia; foi membro dos Frater Lucis e fundou em Paris, am 1872, um rito chamado de Harmonia Universal.
Franz Hartmann (1838-1912) Ocultista, teósofo ye médico alemão. Depois de viajar pela Europa e América, despertou suas faculdades psíquicas com a médium Katie Wentworth. Se associou logo a HPB de quem foi discípulo e colaborador da Sociedade teosófica. Em 1888 fundou na Alemanha a "Ordem Rosacruz Esotérica", separando-se em 1895 do Movimento Teosófico. 
Fulcanelli  Pseudônimo de um misterioso Alquimista contemporâneo, desaparecido depois da Revolução Francesa. Autor de importantes trabalhos alquímicos, publicados através de Eugene Canselet, única pessoa que o conheceu. Obras: O Mistério das Catedrais; As Moradas Filosofais.
- VOLTAR -
- G -
Gabirol (Salomón Ben Judah, 1021-1070). Filósofo e escritor de origem judia, nascido em Málaga. Sua obra "Fons Vitae", em sua tradução latina, é considerada no ocidente como uma exposição fundamental dos segredos da Cabala Especulativa. 
Gargha Kuichines (Julio Medina Vizcaino) Nome Sagrado de um Mestre da Loja Branca, do raio do amor, segundo os seguidores do Movimento gnóstico de Samael Aun Weor.  Foi um motivador da Nova Gnose, primeiro discípulo de SAW. Autor de: " Conocimientos, Historia y Anécdotas de la Gnosis en la Era de Acuario", "Las Respuestas que dio un Buda " e a maioria dos prólogos das obras de SAW. 
Gary L. Stewart (n.1953). Esoterista norte-americano. Em 23/01/1987, foi nomeado Imperator da AMORC, ao morrer o segundo Imperator dessa ordem, Ralph Lewis. E, 12/10/1990, a junta diretiva da amorc, votou unanimemente a destituição do cargo de Imperator  de Gary, em função de manobras financeiras duvidosas.
Gaudapada Mestre filósofo hindú do século VII, que juntamente com seu discípulo, Shankara, transformou a Vedanta (estudo dos Vedas). Autor de Agamasastra ( Mandukya-Kharma) interpretação idealista do Vedantismo. 
Gautama (não se confunda com Gautama Budha) (550 a.C.) Filósofo hindú a quem se lhe atribuem os "Nyaya Sutras", texto fundamental do Sistema Nyaya do qual fui fundamentador..
George Sidney Arundale (1878-1945) Teósofo, escritor e orador inglês . Exerceu a docência na Índia e foi colaborador de Annie besant. Presidente em 1934 da Sociedade teosófica de Adjar.
George Winslow Plummer (1876-1944). Maçom e  teólogo dos EUA. Em 1909 fundou em New York a Societas Rosicruciana in America, que dirigiu até 1912. Pertenceu a diversos agrupamentos esotéricos e atuou também no periodismo. Foi um erudito astrólogo e editou livros herméticos, rosacruzes etc. 
Ghandi (Mohandas Ghandi, 1869-1948) Chamado o  Mahatma (Grande Alma). Advogado e político Hindu, que muito influenciou a independência da Índia em 1947. Não via diferenças substanciais entre as religiões , todas eram boas para ele. Sua principal preocupação foi conseguir a paz. Sua doutrina se baseava na Não-Violência (A Himsa).  Morreu assassinado por um extremista.
Giovanni Battista Della Porta (1538-1615). Filósofo e autor italiano, autor da monumental "Magia Natural" (1558) em 20 volumes,  onde  revela o progresso da ciência de seu tempo e encara diversos aspectos da doutrina hermética. Paracelso, Agrippa e Della Porta, são as três figuras mais importantes no campo da Magia Natural, havendo efetuado uma importante contribuição referente à paulatina transformação da magia na ciência experimental.
Giovanni Papini escritor europeu, de profundas e inquietas inclinações investigativas. Em uma de suas obras - "GOG" - narra um encontro com o enigmático e misterioso Conde de Sait Germain.
Girolamo Cardano (1501-1576) Matemático, médico, cabalista e astrólogo italiano de grande cultura e reputação, destacada figura do renascimento. Obra: De Vieta Propia.
Goethe (Johan Sebastian, 1749-1832) Poeta, dramaturgo, novelista e filósofo. Autor de Fausto, na que se  observa o trabalho e os conhecimentos de um iniciado.
Guillermo Postel (1510-1581). Cabalista francês. De humilde origem, se ordenou monge e adquiriu domínio das línguas orientais. Foi considerado um sábio e o descobridor de raros manuscritos cabalísticos. Realizou a primeira tradução do Sepher Yetzirah. famoso alquimista, que segundo a tradição, escreveu aos padres da igreja, reunidos no Concílio de Trento, dizendo-lhes que havia encontrado a "Doutrina Absoluta", oculta desde o começo do mundo e que intencionava comunicá-la a eles de imediato, sendo ignorado por eles. 
Gurdjieff (George Ivanovitch, 1877-1949). Esoterista Russo, criador  do Sistema do Quarto Caminho e fundador em 1922 do Instituto para o desenvolvimento Harmonioso do Homem.  estranha e discutida personalidade, transmitiu uma doutrina filosófico-científica amalgamada com tradições esotéricas do oriente. O "Sistema" não deixa de ter certa autenticidade inovadora e foi metodizado por seu principal discípulo P. Ouspensky
Guy Ballard (1878-1939) Espiritualista e sensitivo dos EUA , engenheiro, fundador do movimento "EU OU", junto com sua esposa Edna Wheeler e seu filho.
- VOLTAR -
- H -
Harvey Spencer Lewis (Sar Alden, 1883-1939) Ocultista dos EUA que atuou na Igreja Metodista e cursou estudos científicos e artísticos. Fundador, em 1916, em New York, da Antiga e Mística Ordem rosacruz (AMORC) que logo estabeleceu em São José, Califórnia. Este foi o primeiro Imperator da AMORC.
Hakuin Ekaku (1685-1768). Mestre japonês do Budhismo Zen, reformador principal da seita Rinzai, na qual introduziu a técnica do Koan. 
H. P. Blavatsky (Helena Petrovna Hann Fadeel de Blavatsky, 1831-1891) (H.P.B.; Madame Blavatsky) Ocultista, teósofa e autora russa de notável e acidentada vida.  Realizou numerosas viajens pelo mundo, fundando em 1875 em New York com Henry S. Olcott e outros a Sociedade teosófica. Em síntese foi a mensageira que através de suas obras: "Isis sem Véu", "A Doutrina Secreta", "A Voz do Silêncio" etc., transmitiu à cultura Ocidental importantes conhecimentos esotéricos e deu testemunho da presença na terra de uma Hierarquia oculta formada por Mestres de sabedoria.
Helvetius (Johan Frederick Schwitzer, 1625-1709). Médico e alquimista alemão. Autor de tratados alquímicos e recordado pelo encontro que disse haver tido com Elías Artista em 1666, no qual registrou em sua obra Vitulus Aureus.
Henry Kunrath (1560-1605). Médico, alquimista e cabalista alemão que difundiu as obras de Paracelso e os ensinamentos rosacruces, sendo um de seus mais importantes tratados, o título: Anphiteatrum sapientiae. Esoterista e mago medieval, que criou a figura de um Andrógino, representação do bode de Mendes, o Baphomet dos Templários, mencionado por Eliphas Levi.
Heraclito (540-480 a.C.) Filósofo Grego chamado "o Obscuro". Segundo ele, o fogo é o elemento primitivo da matéria, submetida a uma evolução constante. Possível Iniciado nos Mistérios Órficos e Dionisíacos. 
Henry Steel Olcott (1832-1907) Teósofo dos EUA.  Depois de atuar como coronel na guerra da sucessão, em 1874, se interessou pelos fenômenos meta-psíquicos e conheceu HPB com quem fundou a Sociedade Teosófica, da qual foi um dos principais difusores e dirigentes. Autor de "História da Sociedade Teosófica".
Hermes Trismegisto (Gr. Tri – Megas = Três Vezes Grande) Nome do deus egípcio Thot, fonte de sabedoria e cultura. O nome foi associado ao deus possivelmente pelos neo-platônicos dos séculos III e IV. Desta forma grega do nome provém o título dos Livros Herméticos, aplicado a 42 obras sagradas da sabedoria egípcia atribuida ao deus. Mais que a um deus, estes escritos parecem referir-se com este nome a um mítico rei egípcio do século XX a. C. , inventor de todas as ciências. Unicamente se conservam fragmentos desta literatura(Poimandres, A Chave, Asclépios, Tábua de Esmeralda), alguns em grego, outros em latim, achados sobre paredes e templos ou velhos papiros que parecem ter sido transmitidos por um egípcio helenizado (séc. II e III). É o mesmo deus mercúrio do panteão romano.
Hilarion instrutor espiritual que segundo a literatura teoasófica é um erudito em simbolismo transcendente. Lhe consideram uma reencarnação do Filósofo Neoplatônico Jâmblico. Por seu intermédio foram transmitidas a mabel Collins as obras: "Luz no caminho " e " Idílio do Loto Branco"
Hipocrates (460-375 a.C.) Chamado Pai da Medicina, nasceu na Grécia, na ilha de Cos. É considerado  um Grande mestre do raio da Medicina. 
Hipolito Gnóstico discípulo de Ireneoe Clemente de Alexandria. Um dos maiores expoentes do Gnosticismo.
Hiram Abiff Mestre construtor, enviado por Hiram rei de Tiro a Israel a pedido do Rei salomão, para a construção de seu famoso templo. Foi assassinado por 3 traidores. Sobre sua lenda foi levantado o simbolismo da Maçonaria.
- VOLTAR -
- I -
Iglesias Janeiro Esoterista espanhol radicado na Argentina, já falecido. Autor de livros sobre numerologia, auto-superação pessoal e temas afins.  
Irenaeus Agnostus Pseudônimo de um escritor anônimo do século XVII, autor de vários escritos sobre os rosacruzes, considerado por alguns eruditos, como o mais importante apologista da fraternidade.
Isaac el Ciego (m.1190). Cabalista, membro da família do rabí Abraham Ben David. O chamavam de Sagi-Naour (rico em luz). O consideram o fundador da escola cabalística de Gerona (España), a primeira escola de cabala de  que se tem notícia no ocidente. 
Israel Rojas Romero (1901-1985) Esoterista, escritor e conferencista colombiano. Dirigiu em Bogotá a Fraternidade Rosacrz Antiqua (FRA de Krumm-Heller) e a Revista Rosacruz de Ouro.  Junto com Cherenzi, combateram Samael Aun Weor no processo de formação do Movimento Gnóstico Critão Universal. 
- VOLTAR -
- J -
Jacobo Boheme (1575-1624).  Místico e filósofo Alemão. De origem humilde, e escassas instruções,  viveu como mestre sapateiro. Seu gênio natural e intuitivo e suas iluminações místicas lhe permitiram escrever obras que exerceram elevada influência na mística e na filosofia.
Jacques de Molay (?U1314) Ultimo  Grande Mestre da Ordem dos Templários. A Ordem do Templo adquiriu um incrível poderio Religioso-Militar, inspirando o temor e a inveja da Monarquia (Felipe IV) e do papado, pelo que a Ordem foi perseguida e eliminada. Molay e os maiores dignatários da Ordem foram levados à fogueira, acusados de heresia.
Jaimini (séculos IV e II a.C.) Sábio Hindú que se supõe foi discípulo de Badarayana e criador da escola filosófica Mimansa (Purva-Mimansa). Autor de Mimansa Sutra, tratado dedicado´à explicação dos Vedas.
Jámblico (até o 33) Filósofo neoplatônico Sírio. Discípulo de Anatolio e Porfírio, recebeu também influências Pitagóricas e das doutrinas místicas orientais. Seus ensinamentos revestem caráter esotérico e sua filosofia enfatiza os caracteres místicos religiosos do neoplatonismo. 
Jean Baptiste Morin (1583-1656). Astrólogo, médico e matemático francês, um dos fundamentadores da Astrologia moderna.
Jehova (heb. "o que é").  Nome de Deus no Antigo Testamento. o Nome revelado a Moisés no Monte Horeb, composto por um tetragrama de letras sagradas YHWH (yod-he-vau-he) cuja pronúncia estava proibida, pronunciando-se em seu lugar "Adonai".
Jeronimo Cardan segundo Eliphas Levi,  um dos mais audazes investigadores e sem contradição, o mais hábil astrólogo de seu tempo e que foi , se dermos crédito à lenda de sua morte, o mártir de sua fé na Astrologia e segundo se diz, deixou um cálculo mediante o qual o mundo pode prever a boa ou a má sorte de todos os anos de sua vida.
Jesús de Nazareth (Venerável Grande Mestre Jeshua Ben Pandira) O grande Kabir, o Divino Rabí da Galiléia. É o mais importante dos Grandes mestres. Filho de dois altos iniciados - José e Maria (dentro do simbolísmo alquímico). O Mestre Jesus encarnou o Cristo Cósmico e sua vida é o testemunho disso. Entre os essênios lhe conheciam também como Jeshua Ben Pandhira (o nome de seu real ser). Fundador do Cristianismo. É o Maior Iniciado Solar do Cosmos. Único Mestre que foi capaz de representar o antigo drama cósmico dos iniciados em carne e osso.
Jhon Benneth físico, matemático e esoterista inglês contemporâneo que que foi discípulo de Gurdjieff e Muhamad Sabud.
Jhon Dee (1527-1608) Ocultista, astrólogo e matemático inglês. Estudou as ciências herméticas reunindo uma grande coleção de manuscritos e também instrumentos alquímicos. Com seu amigo  Edward Kelley (1555-1595) levou a cabo práticas mágicas e necromânticas. 
Jinarajadasa (Charles, 1875-1953). Teósofo hindu. estudou filosofia e letras em  Cambridge. Atuo na docência e teve   ativa participação em  no movimento teosófico, presidindo em 1944 A Sociedade Teosófica da qual se constituiu uma de suas maiores personalidades.
Johan Valentin Andreae Escritor e esoterista francês que publicou por volta de 1616, o tratado "As Bodas Alquímicas de Cristian Rosenkreutz", que é considerado a origem das modernas ordens e fraternidades rosacruzes.
Johfra Artista contemporâneo criador de um Zodíaco que reúne as três tradições esotéricas mais importantes: Neoplatonismo, Hermetismo e Cabalismo. É o autor dos Signos Zodiacais frequentemente usados por muitos estudantes. 
José de Arimatea discípulo de Cristo que obteve de Poncio Pilatos  o corpo de Jesus e o sepultou. Segundo a lenda do Graal, Pilatos lhe havia enviado a taça da última ceia para recolher o sangue que escoria da ferida produzida no flanco do crucificado pela Lança de Longibus e que logo José de Arimatéia havia levado consigo à grã Bretanha no ano de 64.
Joseph Marie Ragón (1781-1862).  Maçom e autor francês que teve ativa participação nas atividades maçônicas de sua época, sendo reformador do Grande Oriente Francês e fundador de Lojas dos Trinosofos. Considerado um dos mais eminentes escritores da ordem, sendo citado nesse sentido muito frequentemente por HPB.
Joseph Wrosky (1778-1853). Filósofo, ocultista e escritor polaco. Refugiado na França desde 1803, onde residiu grande parte de sua vida. Representante do Messianismo (palavra que introduziu em 1827) como doutrina da salvação. Eliphas Levi foi seu discípulo direto, porém, Stanisla de Guaita, Papus e outros seguiram também seus ensinamentos. 
Josephin Peladán (Sar Merodack, 1850-1918). Esoterista e autotr Francês. membro diretivo da Ordre Kabbalistique de  Roxe Crois, introduziu uma secessão na mesma, fundando em 1891, a Ordre de Roxe Crois ou del Temple et du Saint Graal, com a qual intencionou restaurar no seio do catolicismo , os antigos mistérios.  
Jorge Adoum (Mago Jefa, ?U1958) Médico e esoterista de origem árabe, que escreveu  numerosas obras de conteúdo esotérico sob o nome de "Mago Jefa" . Autor de: As  Chaves do Reino Interno, Adonay e outras.
João Batista Precursor de Jesus de Nazareth.  Anunciou sua chegada e exortava ao arrependimento em suas pregações. Foi decapitado por ordem de Herodes Antipas a pedido de Salomé que era filha de sua concubina. Era a reencarnação do Profeta Elias. Foi o Avatar de Peixes.
João Evangelista Um dos doze apóstolos de Jesus de Nazareth. esteve junto a ele nos momentos mais importantes. Foi o discípulo amado. Escreveu o quarto evangelho e o Apocalipse, cheios de citações esotéricas. Era representado mediante uma águia, símbolo do elemento ar.
Joana D'Arc (1412- 1431?) Heroína Francesa, nascida em Domieny, de origem humilde e grande piedade. Aparições de santa Clara, São Miguel e Santa Catalina, lhe incitaram a salvar a França, ocupada então pelos ingleses. À frente de um exército liberou Orleans e derrotou os Ingleses em Patay.  Fez coroar Carlos VIII em remis e sitiou Paris, mas teve que renunciar à sua empresa, por ordem do próprio Rei, abandonada, , de forma traidora, por seus súditos, caiu em poder dos inimigos, que lhe acusaram de Heresia e foi condenada a morrer na fogueira.
Jules Doinel Esoterista francês, de misteriosa vida. Fundou em Paris uma Igreja Neo-albiguense, a que chamou de Igreja Gnóstica Universal, à qual pertenceram renomadas figuras do esoterismo, tais como Papus e Arnouldo Krumm-Heller.
Juliano Chamado "o Apostata" (331-363). Imperador Romano. Eliphas Levi, nos diz que era um iluminado e um iniciado de primeira ordem. Também nos diz que :" Juliano não era pagão, sim um gnóstico iluminado nas alegorias do politeísmo grego."
Júpiter (Mestre) chamado também de Rishi Agastya  e Mestre do Nílgiri. SSegundo a literatura Teosófica, é o adepto mais velho que trabalha com o corpo físico e o mais antigo na Loja dos mestres. Lhe consideram regente da Índia e profundo conhecedor da secular sabedoria Ária.
Justino Foi discípulo dos apóstolos e morreu mártir no século II. Suas obras foram seriamente mutiladas pela Igreja Católica e reformadas. Escreveu entre outras coisas "O Apocalipse Baruc", que dista muito do que se conhece. Seus seguidores são chamados de Justinianos.
- VOLTAR -
- K -
Kabir (1440-1518). Poeta, místico, pensador religioso e reformador social hindú. De oficio cobridor de telhados,foi discípulo de Ramananda e suas tendências místicas ecléticas o converteram em um dos grandes santos de sua pátria, apreciado igualmente por hindús e muçulmanos. Autor dos universalmente famosos "Poemas". 
Kapila (s.VI a.C.) Filósofo,místicoe sábio hindú, a quem  se considera fundamentador do sistema Sakhya e ser oautor dos Sakhyasutras.
Karl Kerner Esoterista alemão, que fundo no ano de 1902 a O.T.O. (Ordo Templis Orientis - Ordem templária Oriental) uma das ordens mais famosas dos últimos séculos. Esta instituição contou em seu início com membros destacados como  Franz Harttman, Rudolph Steiner y Arnoldo Krumm-Heller.
Karunananda (Swami). Yogi contemporâneo de origem australiana, residente em Risshikesh, que foi discípulo de Sri Swami Sivananda, ao que o consideram um dos máximos expoentes do  Raja Yoga.
Katherine Tingley (1852-1929). Teósofa y autora sueca, que sucedió en 1898 a W.Q. Judge en la presidencia de The Theosophical Society in America, institución que estableció luego en Point Lomas, Ca., con el nombre de International Brotherhood and Theosophical Society.
Kenneth Mackenzie (?-1886) Maçom e esoterista inglês. Foi secretário geral da  Societas Rosicrucian in Anglia.
Kouth Humi (Kutumi) Grande Mestre da Fraternidade Universal Branca. Habita junto com o mestre Morya e o Mestre Dwal Khul um vale no Tibete. É um Mestre do Raio da Força.
Krishna Divindade Hindu, considerado como a oitava encarnação de Vishnu, uma das três forças da Trindade Hindu, (o Cristo). Foi um grande Mestre nma Índia, uns 3 mil anos a.C.  Seu nome significa Azul, "porque veio do céu, da Éter". É um Cristificado e seu evangelho é análogo ao de Jesus. O Bhagavad Guita (o Canto ao Senhor) narra os ensinamentos  que Krishna ofereceu ao seu discípulo Arjuna.
Krishnamurti (Jiddu, 1895 - ?) Pensador e conferencista hindu. Atuou na Sociedade Teosófica e fundou a Ordem da Estrela do Oriente, que depois dissolveu para atuar independentemente. Percorreu o mundo propagando sua mensagem particular, que deixou também em numerosos livros. Sua mensagem propunha a liberação espiritual do homem e a busca de sua felicidade, por meio de uma mutação psicológica e a "Compreensão resultante do Conhecimento de si mesmo".
Krishnananda (Swami). Destacado yogue contemporâneo do Ashrama Sivananda, considerado um grande intelectual.
- VOLTAR -
- L -
Lahiri Mahasaya (1828-1895) Asceta, instrutor e comerciante hindú. Consagrado à vida espiritual, foi discípulo de Guru Babaji, alcançou poderes milagrosos. Mestre de Sri Yugteswar. 
Lao-Tse (s.VI a.C) Filósofo Chinês, junto a Confúcio, a mais influente personalidade espiritual de sua pátria. Sua vida é quase mítica, ao ponto que alguns supõem que hunca existiu. Seu nome quer dizer "Velho Sábio". Lhe é atribuída a fundação do Taoísmo. Escreveu o Tao Te King (livro da razão suprema e a virtude). É um cristificado.
Leadbeater (Charles Webster, 1847-1934) Teósofo, autor e conferencista inglês. Ordenado na Igreja Anglicana, se interessou pelos fenômenos psíquicos, entrando em contato com HP Blavatsky a quem acompanhou à ÍNdia. Atuou na Sociedade Teosófica e despertou suas faculdades clarividentes de forma extraordinária. É uma das personalidades mais renomadas no campo da teosofia. 
Leon Dennis (1849-1927) Espiritista e  autor francês. Tomou contato com a doutrina espírita em 1867, dedicando-se desde então a divulgar os ensinamentos de Allan Kardek por meio d eescritos e dissertações, presidente do Primeiro (1900) e do terceiro(1925) Congressos Espíritas Internacionais.
Litelantes (Dona Arnolda Garro de Gómez) A Mestra Litelantes é considerada pelos seguidores da nova gnose, como Mestra da Loja Branca e um dos 42 juizes do Ka\rma. Esposa de SAmael Aun Weor. O acompanhou durante toda a sua vida iniciática e foi sua colaboradora direta na fundação de muitas instituições gnósticas modernas.
Lobsang Rampa (Martes Lobsang Rampa)  Pseudônimo de um conhecido Lama, autor de numerosas obras de conteudo espiritual, onde narra suas experiências no Tibete.
Louis Jacolliot (1837-1890). Advogado e erudito francês. Jurista nas Índias Francesas, estudou as religiões, filosofias e ciências ocultas da Índia, acumulando informação que logo plasmou em numerosos livros que mereceram a frequente citação de HP Blavatsky.
Lucas (evangelista) Um dos 4 evangelistas, médico de Antiíoquia e seguidor de Paul. Morreu mártir em Acaya, grécia, no ano de 70. Seu símboloé a terra e se representa por um touro. Esotericamente representa a constelação de sargitário e nos ensina o manejo e interpretação dos valores numéricos: a cabala.
Luria (Loria) (Isaac Ben Solomon Ashkenazi, 1534-1572) Místico e cabalista de ascendencia alemã. Alcançou fama por suas faculdades transcendentais. Em 1569 fundou na Palestina uma importante escola cabalista. Não deixou escritos e seus conhecimentos foram transmitidos por seu discípulo  Hayyin Vital.
Luxemil (Prof. Dr.Francisco A. Propato). Eminente cientista e esoterista Argentino. Fundador e dirigente da AGLAS (Ação Gnóstica para a Liberação da Ameríndia), quem formou na década de 50 uma coalizão com Samael Aun Weor e Swami Sivananda, chamada "Triângulo Hermético", para a difusão do conhecimento.
Luzalba (Gladys Moreno)  Esposa-Sacerdotisa do V.M. Lakhsmi.
- VOLTAR -
- M -
Mabel Collins (1851-1928) Teósofa e autora inglesa. Dotada de qualidades psíquicas, fui colaboradora de HPB na revista Lucifer. Por seu intermédio foram transmitidas dos Mundos Internos (pelo Mestre Hilarión) as conhecidas obras "Luz na Senda" e o  "Idilio do Loto Branco".
Macgregor Mathers (S. Lidell. ?-1918) Esoterista inglês, membro da Societas Rosicrucian in Anglia. Fundou em 1887, conjuntamente com W. Woodman e W. Wescott, a Hermetic Order of the Golden Dawn, para o estudo e prática das ciências ocultas. A Golden Dawn como é comumente conhecida é uma das ordens esotéricas que maior influência exerceu no mundo ocidental. Autor de  The Kabbalah Unveiled e develador de  "Magia Sagrada de Abramelin el Mago", ambas obras muito apreciadas no mundo do oculto.
Maitreya Bodhisattwa O Futuro Budha que há de aparecer na Terra. O Budhismo mahayana o considera um Bodhisattwa. Budha (Sidharta Gautama) anunciou a chegada deste Budha futuro que estenderia a doutrina e salvaria toda a humanidade. Nos templos budhistas se encontram imagens de maitreya e no Japão se chama Miroku. Segundo leadbeater é o instrutor do mundo, o cristo, que atualmente vive nos Himalayas.
Mahachohan Chefe de uma hierarquia espiritual ou de uma ordem oculta. Segundo a teosofia, o chefe do terceiro grande departamento da hierarquia, chamado o senhor da civilização. Vigia e dirige a obra dos membros da Fraternidade Branca e tem ao seu cargo os arquivos nos quais se conserva todo o processo evolutivo do globo.
Mahavira (599-527 a.C.) Santo Jainista hindu e vigésimo quarto Tirthankara. Seu apostolado se extendiu por toda a Índia, adquirindo o Jainismo grande importância.
Maomé (570-632) Fundador do Islamismo, profeta e homem de estado. Convencido de que havia sido eleito por Deus para reformar a vida de seu povo, pregou uma religião monoteísta baseada nas tradições de judeus e cristãos, adaptada às condições dos Árabes.
Maniqueu (Mani ou Manes, 215-276) Fundador do Maniqueismo, que .aceitava uma emanação do céu e do sol (terra lúcida) feita pelos Eons de deus e do Mar como princípios. Nasceu em Nardim, Babilônia. Foi perseguido, preso e crucificado por ordem de Bahram V, que além disso, fez com que seus membros ou seguidores fossem banidos pelas portas da cidade.
Manly Palmer Hall (n.1901). Esoterista, escritor e conferencista canadense, radicado nos estados Unidos. Fundou em 1934, em Los Angeles, The Philosophical Research Society, centro de investigação e biblioteca sobre a sabedoria oculta de todas as épocas. Autor de numerosíssimos livros sobre as ciências ocultas. Seu nome oculpa lugar de destaque no esoterismo moderno. 
Manú (sáns. Homem).  Na mitologia hindu são mencionados não menos de 14 Manús, um dos quais é o herói da epopéia do dilúvio e o projenitor da raça humana. o código de Manu, é o mais antigo da Índia e a base de direito religioso e social dos hindus, se atribui a Swayan Bhuva, o primeiro dos Manús, que havia vivido há 30 milhões de anos, se supõe que na realidade remonta do século XII a.C.
Marc-Haven (pseudônimo de Emmanuel Lalande, 1868-1926). Esoterista e escritor francês. Pertenceu à Ordre Kabbalistique de la Roxe Crois e do Martinismo.
Marcos (o essênio) sacerdote gnóstico do s.II d.C., que fala claramente dos grandes mistérios da Missa, das vogais ocultas e dos mantras preciosos para evocar as forças evangélicas. 
Marcos (evangelista) Um dos quatro evangelistas, é representado como o fogo, mediante um leão.  Morreu mártir no ano de 68. esotericamente representa a constelação de escorpião e como átomo interno nos ensina as chaves precisas para o despertar iniciático.
Marie Caithness (Condesa de Caithness e duquesa de Pomar, m. 1895). Esoterista francesa, amiga de H.P. Blavatsky e membro de The Theosophycal Society em 1876. Influída por Boheme e Swedenborg criou um sistema de "Cristianismo Esotérico". Dirigiu a revista L'aurore de jour noveau, dedicada a  "Logosofía" como ciência do  Logos ou Cristo.
Mario Rosso de Luna (1872-1931). Teosófo, astrônomo, cientista e escritor espanhol, licendiado em letras, filosofia e direito. Dotado de grande sensibilidade psíquica, fui um apaixonado investigador esotérico. Em 1902 ao conhecer as obras de H. P. Blavatsky, aderiu ao Movimento Teosófico, sendo autor de eruditos livros sobre o tema. Também conhecido como o "mago de Logrosan" , também escreveu sobre geografia e história natural, além de artígos de imprensa com o pseudônimo "Rigel". Também publicou obras sobre ocultismo.
Martines de Pascually (1715-1767). Esoterista e místico de origem espanhola ou judio-portuguesa, figura serena do ocultismo francês do séc. XVIII. Viajou pelo Oriente Médio e fez contato com Swedenborg. Em 1754 fundou na França a   Ordem Hermética dos Elus Cohen da qual surgiu seu principal discípulo  Louis Claude de Saint Martin que fundamentou o Martinismo. Autor de: Tratado da Reintegração dos Seres.
Mateus  (evangelista) apóstolo e evangelista a quem se representa acompanhado de um anjo. escreveu o primeiro dos 4 evangelhos no ano de 43 em aramaico. Logo foi modificado por um desconhecido no ano de 63.
Matías discípulo de Jesus de Nazareth e mártir. Foi o instrutor de Basilides a quen transmitiu os ensinamentos secretos de seu Mestre.
Maurice Dunlop Nicoll (1884-1953). Esoterista e médico neurologista iglês. estudou p sistema do quarto caminho com Gurdjieff e Ouspensky, chegando a se converter em um dos mais destacados expositores desses conhecimentos.
Max Heindel (Carl Louis Grasshoff, 1865-1919).Teósofo e rosa-cruz. Ocultista e místico , discípulo de Rudolph Steiner. Autorizado para difundir conhecimentos de tipo rosa-cruz dos quais havia sido depositário fundou uma associação de místicos cristãos a qual chamou de  The  Rosicrucian Fellowship ( Fraternidade Rosacruz) em Oceanside, California. É autor de vários livros, entre eles: Conceito Rosa-cruz do cosmos. 
Mead G.R.S. Teósofo inglês do início do século XX, Já falecido.Erudito nas doutrinas ocultas e místicas. foi secretário geral da seção européia da Sociedade Teosófica, fundando também um grupo independente "The Quest Society". traduziu textos antigos de filosofia hermética. 
Melchisedek Rei de salém (antiga Jerusalém) e sacerdote  nos tempos de Abraão.
Menandro Patriarca Gnóstico da corrente Caldeu-Siria, uma das figuras mais importantes do Gnosticismo.
Merlin grande mago e sabio do s.VI de possivel origem gaulesa. Foi amigo e conselheiro do legendário rei arthur e esta relacionado com a lenda dos cavaleiros da távola redonda e o céu druídico. A tradição esotérica o considera um adepto da escola ocidantal de mistérios e o mundo mágico menciona que não era filho de pai mortal e sim de um Silfo com uma virtuosa mulher. 
Michel Scot (1175-1232). Matemático, teólogo e astrólogo inglês. Estudioso das ciências  ocultas, ordenado sacerdote, sua reputação como mago cercou sua personalidade de um sopro de lenda que foi aproveitada por grandes literatos como Dabte, Bocaccio e Walter Scott, para fazê-lo figurar em suas obras.
Milarepa (Jetsun, n.1038). Yogue lamaísta tibetano discípulo de Marpa. Considerado um grande adepto e taumaturgo da seita Kargyupa. De gênio poeta escreveu baladas e sua autobiografia. A tradição lhe atribuem grandes poderes, dizendo que podia presidir concílios yogues em 24 lugares ao mesmo tempo. 
Moisés nasceu em  1571 a.C. É a figura mais importante do antigo testamento e é chave do Judaismo. legislador e lider religioso. Diz que seu pai era egípcio e sua mãe hebreia.Escreveu o pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia). foi educado no Templo de On, nos mistérios de heliópolis. 
Morya Mestre Hindu que juntamente com o Mestre KH, foi inspirador da Sociedade teosófica através de H.P.B. Denominado "Mestre M", exerce influência sobre os estadistas mundiais e os movimentos esotéricos.
Muktananda (Swami, n.1908). Considerado um dos maiores  Kundalini-yoguis de nossa época, seu Ashram é conhecido como o Gurudeva Ashram e se encontra a 65 km de Bombay. Foi discípulo de Nityananda e Siddhadura. É conhecido como Baba.
- VOLTAR -
- N -
Nadabrahmananda (Swami, n.1896). Músico hindú que pratica este arte como soporte da atenção e como meio de autorealização. Estudou durante quinze anos com destacados mestres e logo foi discípulo de Swami Sivananda. Se especializou em Nada-Yoga, disciplina relacionada com o som e em tudo o que tratade espiritualização através da música.
Nanak (1469-1538). Místico e guru hindu, fundador da religião dos Sikhs. Viajante e pregador, considerou as práticas hinduístas t6ão infrutíferas como as muçulmanas e o Corão tão incompleto como os Vedas. Seu deus foi o Bhagavant, o salvador compassivo e amistoso do Vishnuismo. Sua vida foi enriquecida pela lenda.
Náropa (1016-1100). Filósofo tântrico hindú, que desempenhou um papel importante na história filosófico-religiosa do Tibete.
Nicolas Flamel (1330-1418?) Alquimista  e escritor francês. Seu descobrimento de um estranho livro atribuido ao alquimista "Abrahão o Judeu" e seus esforços por decifrar seu significado constituiram uma das epopéias da história alquímica. Autor de uma obra sobre as figuras hieroglíficas do citado livro, as quais fez pintar na frente de uma igreja parisiense.
Nikhilananda (Swami). Vedantista hindú, fundador em 1933 e instrutor do Ramakrishna-Vivekananda Center, em New York.
Nostradamus (Michel) (1503-1566). Filósofo, médico e astrólogo francês. O mais célebre de todos os videntes através de seu livro de profecias rimadas "As centúrias"  (Lyon, 1555) que originou grande controvérsia e muitas das quais se cumpriram. Foi também cabalista, alquimista, médico de renome durante a grande praga da Europa. 
- VOLTAR -
- O -
Origenes (s.III) Mestre Gnóstico. Fala dos mantras ou palavras mágicas que possui a bíblia e diz que as sagradas escrituras são letra morta se não se tem a chave (conhecimento) para entender-las. Afirma que o Gênesis é simbólico e encerra os mistérios sexuais.
Ouspensky (Piotr Damianovich) (1878-1947) Esoterista e cientista Russo. Sua busca de experiência oculta lhe fez conectar-se com Gurdjieff em 1914. Todavia distanciado logo do Mestre, foi seu mais distinto discípulo e brilhante expositor, como codificador do sistema do quarto caminho. Autor de : Tertium Organum, Um Novo Modelo do Universo, Em Busca do Milagre etc. .
- VOLTAR -
- P -
Paulo de Tarso Apóstolo dos gentios. Nasceu no ano 2 a.C. na Sicilia e morreu em Roma, no ano 66 d.C. Era fariseu e , no princípio, perseguiu os seguidores de Jesus. Ele mesmo conta sua mudança total quando ie a caminho de Damasco. Apartir deste momento se converteu em um dos grandes propagadores dos ensinamentos de Jesús. Primeiro entre os judeus e logo entre os gentios.
Padma Sambhava Monge Budhista hindu e grande guru do sistema tântrico Vajrayana. Convidado pelo soberano tibetano Thi-Srong-Detsan em 747, se radicou no Tibete para reativar o budhismo, fundando a seita Nyngmapa e organizando seu culto. Lhe são atribuidos poderes taumatúrgicos.
Paganini (Nicollo, 1782-1840). Violinista italiano, de prodigioso virtuosismo, é autor de 24 caprichos e de conciertos para violino.
"PAPAS" entre os Papas que tiveram relação com as ciências ocultas, a tradição esotérica menciona :  Benedictino IX (1032-1044), Gregorio VII (1073-1085), Gregorio XII (1406-1415) e Sixto V (1585-1590) acusados de heresia; João XXII (1316-1334) alquimista e Bonifacio VII (984-985) citado por Dante.
Papus (Gerard Encausse, 1865-1916). Ocultista nacido em Coruña (Espanha) mas que viveu na França e chegou a polarizar em seu momento toda a atividade esotérica de Paris. Doutor em medicina e cirurgião, atraído pelas ciências ocultas fundou um  Groupe Independentant d'Etudes Esoteriques, uma Faculté de Sciences Hermétiques, reorganizou a Orden Martinista e dirigiu a Orde Kabalistique de la Roxe Crois, atuando também na Maçonaria.
Paul Arnold Esoterista francês que realizou viagens de estudo ao Oriente entre 1959 e 1965. Em 1970 se radicou no Japão.
Paul Jagot mentalista moderno, autor de numerosas obras, sobre auto-sugestão, desenvolvimento pessoal e controle mental . Obras: O Poder da Vontade, entre outras. 
Paul Sedir (pseudônimo de Yvon Le Loup, 1871-1926). Esoterista e místico francês, discípulo de M. Phillipe, que alcançou proeminência nos movimentos ocultistas de sua pátria. Fundador em Paris do agrupamento esotérico  Les Amities Spiritualles.
Paracelso (Felipe Aureolus Teophrastus Bombast Von Hohenheim, 1493-1541?) Médico, filósofo hermético e alquimista. Estudou na Universidade de Basilea e viajou muito. Foi discípulo de Trithemius e possivelmente dos alquimistas  Trimousin e Valentino. Van Helmont, expressa que havia sido iniciado por uma escola de sábios islâmicos em Constantinopla. Em 1526 se radicou como médico em basilea, combatendo os velhos sistemas de cura e convertendo-se em um dos grandes precursores da medicina química. No campo esotérico ocupa uma posição excepcional, sendo considerado um grande mago e astrólogo e membro ou cabeça dos Rosacruzes. Sua filosofia tem tend~encias neo-platônicas.
Parmenides (540-450 a.C.) Nasceu em Elea, Grécia. Platão o chama "O Grande". Dizia que o homem vem do fogo e da terra, e que esta era redonda e que se mantinha em equilíbrio em um fluido mais leve que o ar em cuja superfície flutuam os corpos.
Paschal B. Randolph (1825-1875). Ocultista norte-americano. Viajou pelo mundo desempenhando diversos ofícios. Estudou religiões orientais e se apaixonou pelas ciências ocultas. Fundou a  Eulis Brotherhood, realizou investigações metapsíquicas e atuou no movimento rosacruz, convertendo-se em uma das figuras mais misteriosas e combatidas do ocultismo americano.
Patanjali Filósofo  hindú do qual se possui escassa informação e ao qual se atribui a peternidade dos famosos Yoga Sutras, exposição clássica sobre yoga.
Pedro (apóstolo) nasceu em Betsaida no ano de 19 a.C. Seu nome era Simão, mas Jesús lhe chamou Cefas (pedra).
Pedro de Valde lutou contra a degeneração do Sacerdócio como seu Mestre Pedro de Bruys e da Igreja Católica. Seu afan era predicar a bondade e a simplicidade com que viviam Jesus e seus apóstolos. Fundou uma comunidade cátara ao sul da França (comunidade de Albi) a que aceitou doutrinas maniqueistas e de outras seitas do oriente, nascendo daqui os  Albigenses
Pietro d'Abano (1250-1316) Médico, filósofico e mago italiano. Defendeu los sistemas filosóficos e médicos de Averroes, praticou Alquimia e astrología e fui condenado pela Inquisição. Escreveu sobre Magia, Geomancia, fisionomia e medicina, tendo entre suas obras o Conciliatur Differentiarum Philosophorum.
Pitágoras nasceu em Samos no ano de 532 a.C. A Pitonisa de delfos havia anunciado aos seus pais que teriam "um filho que seria útil a todos os homens em todos os tempos". Passou no egito 22 anos, iniciando-se ali e outros 12 anos na Babilônia, saturando-se de todos os conhecimentos de seu tempo, materiais e espirituais. Músico, astrônomo, Geômetra, político, mago e sacerdote. Voltou ao seu país se convertendo em Mestre dos Mistérios Orficos dando-lhes um novo impulso. Segundo Diógenes morreu junto aos seus melhores discípulos em um incêndio provocado.
Platão (429-347 a.C.) Filósofo e  poeta ateniense. Foi  discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles e estudou profundamente Pitágoras. Fundou "A Academia" e outra escola em Siracusa e a ele devemos a palavra "Ideal" para definir aquele anelo de perfeição que vive no coração do homem. Construiu um tipo ideal de estado no qual o egoísmo era sacrificado em favor do Bem Comum.
Prabhupada (Sri Bhaktivedanta, Swami, U1977) Místico hindú, fundador do Movimento para a Conciência de Krishna. Precursor dos ensinamentos de  Bhakty Yoga, posui grande renome, especialmente pela introdução desta disciplina nos EUA.
- VOLTAR -
- Q -
Quetzalcoatl "Serpente Emplumada". O Cristo Mexicano. Suprema divinidade entre o povo Tolteca,ao qual educou e ensinou as leis divinas.
- VOLTAR -
- R -
Ragoczy (príncipe Racoczy) Mestre Húngaro considerado chefe supremo da Ordem Rosa-cruz. Foi muito estudado pela literatura esotérica que lhe indentificou como o Conde de Saint Germain. Mencionam que estão particularmente ao seu cargo os assuntos do hemisfério ocidental.
Raimundo Lulio (Lul ou Llul) (1235-1315) Filósofo e místico espanhol de vida acidentada. Tratou de evangelizar os muçulmanos, foi mestre de filosofia em Paris e incursionou no hermetismo sendo, segundo a tradição, um alquimista.  Escritor fecundo é considerado figura principal da literatura catalã. Entre as obras do chamado "Doutor Illuminatus" figura "Ars Magna" (1273) a novela mística "Blanquerna"(1283) e alguns tratados alquímicos que lhe são atribuidos. 
Ralph Lewis (Sar Valdiviar, -1987) Filho e sucessor do fundador e primeiro Imperator da AMORC, Harvey Spencer Lewis.
Rama ou Yima Deus da Índia, sétimo avatar que veio à Terra encarnando Vishnu para libertá-la. Grande iniciador e conquistador da Índia. Instituiu o culto ao fogo sagrado e avoliu a escravidão e os sacrifícios humanos. Fundou a cidade de "Ver". Ensinou o cultivo da Vid. Foi um grande mago e segundo hipóteses de  Fabre D'Olivet, o revelador do Zodíaco.
Ramakrishna (1834-1886) Místico hindú. passou por várias religiões (Budismo, Islamismo,  Cristianismo) afirmando-se, finalmente, no estudo do Vedanta e do Yoga.  Seus ensinamentos essencialmente hinduístas têm um caráter universalista e atende à totalidade da personalidade humana. f
Ramana Maharshi (Ventakaraman Ayyar, 1879-1950). Místico hindú, denominado o Sábio de Arunachala, monte a cujo pé teve seu Ashram. Considerado o maior sábio da Índia moderna, sua doutrina é uma filosofia para a libertação espiritual do homem , que mereceu o elogio de Jung, Huxley e outros autores e pensadores. 
Rasputin (Gregori Efimovich, ? U1916) Monge Russo,chamado o "Diabo Sagrado" , se diz que possuia um controle completo sobre o Kzar (rei) Nicolas da Russia, assim como da Czarina, de tal modo que praticamente a Russia estava aos seus pés. Se diz que desenvolveu um formidável poder hipnótico com o qual controlava os reis. Foi assassinado pelo príncipe Yussupov e outros nobres russos. 
Raunsol  (Carlos Bernardo González Pecotche, 1901-1963) Espiritualista e autor argentino fundador do Movimiento Logosófico, através da Escuela Logosófica (1930) e posteriormente dla Fundación Logosófica (1939).
René Guénon (1866-1951). Esoterista francês. depois de incursionar em diversos movimentos herméticos, adotou em 1912 a religião islâmica, radicando-se no Egito em 1930. Autor de um elaborado sistema metafísico e de obras como: Símbolos fundamentais da Ciência sagrada.
Richard Bach norte-americano. Autor de "Fernão capelo gaivota", livro no qual se narra de forma poética os passos da iniciação.
Robert Crosbey (1849-1919). Teosófo norte-americano. Em contato com HPB e WQ Judge desde 1887, dirigiu a Loja de Boston da The Theosophical Society ao produzir-se a secessão desta entidade se uniu ao grupo de K. Tingley, permanecendo em sua   Universal Brotherhood and Theosophycal Society até 1904. Em 1906 fundou com um grupo de teosófos de diversas tendencias The United Lodge of Theosophist e em 1912 a  revista Theosophist.
Robert Fludd (1574-1637). Médico, erudito e filosófo oculto inglês.. Cultivou as ci~encias exatas e estudou profundamente a interpretação cabalística do universo e a alquimia. Principal apologista da Fraternidade Rosa-cruz é considerado uma das maiores figuras da mesma na Grã-bretanha. 
Rodney Collins (1909-1956). Esoterista e autor inglês. Viajou extensamente pela Europa, Oriente Médio e América e logio, em contato com Ouspensky, do qual foi amigo íntimo e discípulo, se dedicou a expandir seus ensinamentos pela américa-latina, fundando no México a  "editorial Sol" e um centro de estudos.
Roger Bacón (1214-1294) Filósofo, místico e alquimista inglês, membro da Ordem Franciscana. Chegou a ser uma das personalidades mais doutas de seu século, precursor da ciência experimental moderna . Autor de notáveis invenções se interessou também pela Magia e sua sabedoria lhe ofereceram perseguições. Obras: Opus Mius, Opus Minus, Opus Tertium, etc.
Rudolph Steiner (1861-1925) Teosófo, discípulo de H.P. Blavatsky. Quando a Senhora Bessant afirmou que Krishnamurti era a reencarnação de Jesus crsito este se separou da sociedade teosófica, formando uma fraternidade a que chamou de Sociedade Geral Antroposófica, para o ensinamento e difusão da antropologia (estudos dos mistérios e sabedoria do homem). O tamanhp de suas obras é imenso; instituiu as chamadas escolas Waldorf, para o desenvolvimento cultural e intelectual de seus membros, criou plantações de Agricultura Biodinâmica, de onde se aplicou a ciência esotérica no cultivo. Ensinou e praticou uma arquiterura esotérica, que plasmou pela primeira vez na sede de sua instituição, o "Gothenaum", em honra a Goethe, na suiça. Estudioso de todas as facetas do saber humano é considerado um dos maiores ocultistas do século passado. Obras:  A filosofia da Liberdade, Teosofia, a Ciência Oculta etc. 
- VOLTAR -
- S -
Sadhu Mouni (n.1898). Esoterista y linguista alemán. Actuó en la Sociedad Teosófica y en el Martinismo, dando también conferenias sobre ocultismo y yoga. Tomó luego contactó con Ramana Maharshi, quién lo envió a Occidente a divulgar sus enseñanzas.
Saint Yves D'Alveydre (Márques de Alveydre, 1842-1909). Esoterista, orientalista, músico y autor francés, fundador del Institute International de Hautes Etudes de París. Se dice de el que jamás perteneció a instituciónb alguna y fue uno de los esoteristas más respetados del s.XIV.
Salomón hijo y sucesor del Rey David (970 a.C.). Su sabiduría fue legendaria en todo Oriente. Fue el constructor del Templo de Jerusalén y cultivó la poesía y la música. La reina Balquis de Saba, viajó a través de Oreinte para estar junto a él. Fue un gran maestro y mago, a él se atribuyen ciertos conjuros y practicas especiales. La Masoneria ve en él a un Gran Maestro. *Samael nos enseña que es un gran maestro, el cual legó las conjuraciones de los cuatro, de los siete y la invocación que lleva su nombre (que se encuentran en nuestra liturgia) así como muchos otros elementos para la magia. Además nos dice que su bodhisattwa (alma humana) por estos tiempos esta caída.
Sanat Khumara El mayor de los avataras. Jefe de los Khumaras que ha descendido a este plano físico. Se le denomina también "El Anciano de los Dias" "El Vigilante Silencioso" "El Señor del Mundo". Según la tradició del hinduismo su nombre significa "la juventud eternamente virginal" y su cuerpo, si bien físico, no nacio de mujer, sino que fue fomado por el poder de la potencia creadora (kriyashakty), jamás envejece y mantiene la apariencia de un apuesto joven. Sanat Kumara durante la etapa media de la tercera raza raiz (lemur), llegó a la tierra procedente del planeta venus, con tres lugartenientes (kumaras) y treinta asistentes, que cumplieron su misión de ayuda a nuestra evolución y hace muchoi se han alejado de nuestra tierra. Según la leyenda descendierón en la misteriosa ciudad e Shambala ubicada en una isla en el mar de Gobi. Pero sanat Kumara, gran regerente de mundo bajo la deidad solar, retiene aún el puesto de guia y control de la evolución de nuestr planeta y representa al Logos a lo que respecta a este mundo. * Samael nos dice que es el fundador del Sagrado Colegio de Iniciados de la Logia Blanca y que todas las grandes iniciaciones de Misterios Mayores se reciben en su nombre.
Sankara (788-820). Filósofo y reformador religioso indio, gran maestro de la Vedanta en la doctrina monista Adavaita, que defendió tenazmente de las escuelas que negaban o ignoraban la unidad o entidad de los seres. La leyenda rodeó los hechos de su vida, plenos de prodigios y se le considera el más grande filósofo de la india.
Saturnino de Antioquia (s.II) Gran Cábalista y conocedor profundo del Zend Avesta. Papus confiesa haber tomado muchas de sus fórmulas de Saturnino. Predicó entre sus discípulos la Sobriedad y la Castidad.
Serapis Maestro griego llamado "el egipcio", porque su actividad se desarrolla especificamente en Egipto. Según la teosofía moderna trabaja con los devas del sonido y todo lo relacionado con el arte en general.
Serge Raynaud de la Ferriere (1916-1949) Esoterista francés, del que se menciona recibió grados iniciáticos en santuarios indios. Fundador de la Suprema Orden de Aquarius, en Caracas (1948). Se le calificó como encarnación predestinada y fue autor de libros de carácter espiritual. *Se autodenomino "Avatara de Acuario" y el Maestro Samael nos muestra un estudio interior en el que demuestra que este caballero no era ni siquiera un simple chela (Curso Zodiacal).
Shabbatai Zevi (1625-1676). Exaltado personaje, judío de Esmirna, ligado al cabalismo que se proclamó el esperado Mesias, auspiciado por su profeta y amigo Nathan de Gaza. Ejerció extraña influencia sobre sus compatriotas, pero finalmente se vió obligado a convertirse al Islamismo para salvar la vida.
Sigmund Freud (1856-1939) Médico Viénes (Austria), que revolucionó el campo de la psicología, con sus planteamientos, especialmente en el campo de la interpretación de los sueños y el anális del sub-conciente que practicamente él descubrió. Su técnica , el "Psicoanálisis" ha contribuido enormemente al campo de la investigación de los fenómenos psíquicos en el Ser Humano.
Simeon Ben Jochai (s.II) Rabino y cabalista hebreo, discípulo de Akiba. Según la leyenda el profeta Elías le reveló el Zohar (cuya paternidad la critica moderna asigna a Moisés de León). Considerado un taumaturgo tuvo importante participación en la fijación de las leyes sagradas hebreas.
Simón el Mago mago de la ciudad de Samaria que conociendo a los discípulos de Jesús de Nazareth les ofreció dinero para comprar sus secretos y así poder realizar milagros. San Pedro le increpó afeando su conducta, a lo que Simón respondió con humildad o con temor que no queria ser castigado por su Dios. Luego fue instruido y supuestamente fue uno de los fundadores del Gnosticismo. Según Krum-Heller hay muchos autores que en los últimos años han tomado datos de Simón. Predicaba el amor ideal y la obligación de combatir la voluptuosidad carnal. Cuando murió se le rindieron honores divinos. *HPB, le considero un gran maestro al igual que Krum Heller, pero el Dante en su divina comedia, lo ve en uno de los infiernos. Samael le invocó, en los mundos internos y pudo comprobar que Simón el Mago, es en realidad un mago negro antítesis de Simón Pedro.
Sinesyus (743-814). Filósofo cristiano neoplatónico, discípulo de Hipatia. Fue iniciado en los Misterios de Hermes y nombrado obispo de Ptolemaida. En sus escritos se ocupó también de alquimis y astrología.
Sivananda (swami) (Kuppreswani Aiyer, 1887-1963) Yogui, místico y médico indio, establecido en Rishikesh. Fundador de la Divine Life Society y la Yoga Vedanta Forest University. Autor de muchos libros sobre temas espirituales y medicina. *Es bien conocido de muchos que este Maestro junto con el Maestro Samael y el Maestro Luxemil, formaron el "Triángulo Hermético", una unión internacional de instituciones para la difusión del conocimiento. El Maestro recomiendo especialmente su obra titulada : Kundalini Yoga.
Sócrates (470-399 a.C.) Filósofo griego, nacido en Atenas. Símbolo del genio de su civilización a la que sirvió con incansable denuedo. Su método de enseñanza "La Mayeutica", mediante preguntas a sus interlocutores (ironía) y obligándoles a encontrar sus propias contradicciones (dialéctica) a fin de poner en practica la sabia máxima "Conócete a ti mismo". Acusado de atacar a los dioses y corromper a los jóvenes, fue condenado a beber la Cicuta, lo cual hizo con suma serenidad en medio de sus discípulos. Sus ultimas palabras fueron: NON OMNIS MORIAR, "No morire del todo". *Es una de las pasadas encarnaciones del Maestro Lakhsmi.
Stanisla De Guaita (Marqués Marie Victor, 1867-1897). Ocultista, cabalista y orientalista francés. Fue el principal discípulo de Eliphas Levi y fundó en en 1889 la Ordre Kabbalistique de la Roxe Crois que presidió hasta su muerte. Escribió varias obras sobre magia.
Sephan Rittangel Destacado cabalista que publicó en 1642 una versión latina del Sepher Yetsirah.
Swyburne Clymer (1878-1966). Médico y esoterista estadounidense, autoridad en el uso medicinal de las hierbas. Ingresó a The Rosicrucian Fraternity in America en 1897, donde escaló los más altos grados, separandose luego y fundando la FRC (Fraternity Rosae Crucis) en Pennsilvania. Se declaraba discípulo de Arnold Krumm-Heller (Huiracocha) y junto a este luchó contra el comercialismo esotérico de la AMORC.
- VOLTAR -
- T -
Tahuil (Julio Martínez) Maestro de la Logia Blanca, adepto y jefe de la Orden de los Epoptae (Orden Esotérica que funciona en los mundos internos), mencionado por el Maestro Samael en "Tratado de Medicina Oculta", reencarnado en Colombia, donde reside.
Tertuliano (155-222) Patriarca Gnóstico, nacido en Cartago. Su obra es uno de los monumenos de la elocuencia latina.
Thomas (apóstol) uno de los doce apostoles de Jesús. Llamado también Didimo y celebre por su incredulidad. Predicó a los Partos, a los Persas y a los indios. Las enseñanzas de los Ophitas (secta gnóstica) fueron tomadas de él y del Evangelio de los Egipcios. (Ophitas, viene de Ophis, que en griego quiere decir: serpiente) Representa a la Constelación de Acuario y nos enseña a manejar la Mente Superior.
Trithemius (Johannees Von Heidenberg, 1462-1516) Ocultista, teólogo e historiador alemán. Abad del Monasterio Benedictino de Sponhein. Maestro de Agrippa, Fausto y Paracelso, reunió manuscritos herméticos y fue experto en Magia, Alquimia, Cábala. Fue también el primer escritor importante sobre Criptografía. Autor de : "De las Causas Secundarias".
Tsong Kha Pa (1356-1418). Monje budhista y reformador religioso tibetano. Hacia 1390 se radicó en Lhasa, oponiendose al animismo y al tantrismo, organizando la secta Geluk-pa (gorros amarillos) y estableciendo una disciplina monastica rigurosa. *Samael nos dice que fue la reencarnación de Gautama Budha.
- VOLTAR -
- U -
Uri Geller mentalista moderno, del que se dice posee la facultad de torcer objetos metalicos solo con su fuerza mental.
- VOLTAR -
- V -
Valentinus (Valentin, ? U160) Filósofo Gnóstico de origen egipcio. Intentó sintetizar los diversos sistemas gnósticos en un complejo religioso imcorporádole elementos platónicos, pitagóricos y estoicos. Fundó la secta de los Valentinianos y es la personalidad más relevante de la Gnosis. La Herejía de Valentin consitía en tener un conocimiento mas hondo y trascendente que los sectarios de la Iglesia Católica, dice Krum Heller. Como Hipólito y otros aseguraba que Jesús era gnóstico y que por ello los católicos no podían interpretar las escrituras. Habló largamente de la transmutación y parece que de él saco la Cábala el concepto de los Diez Sephirotes. Fue el primero en usar el sistema decimal.
Violeta M. Firth (Dion Fortune, 1891-1946) Ocultista y autora inglesa. Fundó la Society of the Inner Light, basada en la tradición esotérica occidental (cábala). Ha escrito libros de ocultismo y ficción, tales como: Las Ordenes Esotéricas y su trabajo, *Samael nos recomienda su obra la Cábala Mística.
Vishnudevananda (Swami, n.1927). Entró a los 18 años en el Ashram Sivananda, practicando yoga durante 12 años. Viajó a Norte América en 1958, fundando centros en California, Bahamas y Cánada. En 1968, fundóel True World Order, para propulsar la paz mundial.
Vivekananda (swami) (Narendranath Datta, 1869-1902) Filósofo vedantista, autor y conferenciante indio, discípulo directo de Ramakrishna y difusor de su pensamiento, a través de la Ramakrishna Mission que fundó en 1897. Recorrió Europa y América en misión doctrinal como notable orador, autor de numerosas obras sobre Vedanta y Yoga. *El Maestro Samael nos dice que ha sido una de las personas que ha desarrollado mayor control sobre su mente.
Von Uxcul Krum Heller lo llama "El Gran Iniciado Báltico", ha vivido en América y Europa.
Von Helmont (Jean Baptiste, 1577-1644). Alquimista. Médico y cientifico belga.Ardiente defensor de la química paracelsiana, médico y cabalista. Declinó nombramientos reales y vivió recluido dedicado a sus estudios herméticos y cinetíficos, escribiendo diversas obras. Se le ha supuesto relación con los rosacruces. *Es mencionado en obras gnósticas en relación a la transmutación alquimica de los metales.
- VOLTAR -
- X -
Xochipilli deus mexicano da Múscica, das flores e do amor, marido de  Xochiquetzal.
- VOLTAR -
- W -
William Atkinson (1862-1932) Autor norte-americano de livros estimulantes e membro do movimento  New Thought. Escreveu obras sobre ocultismo sob o pseudônimo de  Yogui Ramacharaka. Foi um dos pioneiros da introdução do Yoga nos EUA.
William Blake (1757-1827) .Místico, pintor, gravador e poeta inglês. Influenciado pelo misticismo de  Boheme e Swedenborg, teve visões suprafísicas, que levaram aos seus poemas e pinturas, obras únicas na arte universal. Logrou amalgamar o misticismo com seu sentido prático das necessidades humanas. 
William Crookes (Sir, 1832-1919). Químico, físico e investigador metafísico inglês. Em 1869 iniciou seus experimentos com os famosossensitivos Douglas Home e Florence Cook, que revestiram muita importância. Amigo de A.P. Sinnet, teve muito interesse no Movimento Teosófico e foi muito citado por H.P.B. no "A Doutrina Secreta". 
William Frederick Allan (Alan Leo, 1860-1918) Astrólogo e  teósofo, considerado o fundamentador da Astrología moderna, seus escritos deram a esta ciencia um sentido de ética que ajudou a liberá-la da comercialização.
Willian Quan Judge (1851-1896). Teósofo e autor irlandês. Radicado em New York em 1864, estudou leis e adotou a cidadania americana. Colaborou com H.S. Olcott e H.P.B. na fundação da Sociedade Teosófica, mas em 1895 encabeçou um movimento de secessão, fundando  The  Theosophical Society in America que presidiu até o seu falecimento.ó
William Westcott (m. em 1919). Esoterista, massom e criminologista inglês, um dos fundadores da   Hermetic Order of the Golden Dawn, presidiu a Lodge Crux Christi Corona Cristianorum e foi Mago Supremo da  Societa Rosicruciana in Anglia. Autor de obras sobre rosacrucismo e esoterismo occidental.
- VOLTAR -
- Y -
Yogananda (Paramahansa) (Mukunda Lal Ghosh, U1952) Yogui e autor hindú, fundador da Yogoda Sat Sanga em Dakshinswar (india) e a  Self Realization Fellowship (Los Angeles), para a difusão da Kriya Yoga, como meio de realização espiritual.
Yeo Wans Om (Juan Santa Cruz Torrez). Esoterista peruano, fundador da Orden Rosacruz de Melchisedeck. Diz-se que no ano de 1980 foi iniciadonos mundos internos pelos mestres Michael e Samael Aun Weor. Seus ensinamentos parecem ser um mesclado dos ensinamentos gnósticos de samael Aun Weor e de outras doutrinas esotéricas.
Yutekswar, Siri (Priya Nath Karar; 1855-1936). Místico hindú, discipulo do Gurú Lahiri Mahasaya. Lhe atribuiram  poderes milagrosos e foi mestre de  f Paramahansa Yogananda.
- VOLTAR -
- Z -
Zoroastro (Zarathustra, s.V a.C.) Mítico profeta, grande reformador da religião persa, cuja figura se envolveu em uma aureola de lenda. Não é possível reconstruir historicamente sua vida e sua principal fonte biográfica é o Zend Avesta, livro sagrado do Zoroastrismo. Esotericamente lhe consideram um grande legislador, portador de uma missão divina como fundador do Culto ao Fogo e da Magia. 
- VOLTAR -


Pixel Panda